A cerimónia da “Bênção das Pastas” é uma iniciativa que o grupo de catequistas da Paróquia de Palmeira promove há já três anos para marcar o início do ano lectivo, não só escolar mas também da catequese, onde se procura dar início a uma nova fase na vida de cada um dos presentes nesta cerimónia.

Este ano não foi excepção e, por isso, no passado dia 12 de Outubro, na Eucaristia das 17 horas, decorreu a “Bênção das Pastas” de todos os catequizandos da nossa paróquia, tendo estado a presidir à Eucaristia o Senhor Pe. João Monteiro, nosso pároco. 
Agradecemos às centenas de catequizandos presentes dos vários anos e ainda a todos aqueles que participaram nesta cerimónia, quer sejam seus educadores, todos os outros estudantes e ainda os paroquianos.

A cerimónia revela-se como uma celebração da união entre pais e filhos, união entre família e Igreja, uma união de toda a nossa Comunidade espelhando um maior apoio no caminho escolar, mas também na caminhada da nossa Comunidade e catequizandos na Fé.

Assim, surge uma espécie de ponte entre o ensino escolar e o ensino da catequese, mostrando que ambos são locais de aprendizagem, locais que não podem ser menosprezados e dispensados, nem individualmente nem nunca um em função do outro porque ambos se complementam. Em ambos os locais acorre-se à educação dos jovens, tendo sempre a consciência de que esta deve ser uma articulação com a educação recebida no seio familiar.

Consequentemente, esta cerimónia torna-se ainda relevante no sentido de não só celebrar apenas um novo ano escolar, mas também um novo ano catequético, uma vez que ambos são dotados de novos ensinamentos e actividades, e através da bênção, recebemos uma determinação extra para que haja sempre força para prosseguir no dia-a-dia.

Devido a estas e outras tantas razões, achamos que esta iniciativa seria uma cerimónia especial e marcante na vida das nossas crianças e jovens e que poderia despertar várias emoções em todos nós, como uma espécie de força motivadora para um novo ano. É com muita satisfação que sentimos uma boa adesão a esta iniciativa e a participação de todos não poderia ser melhor.

O Grupo de Catequese.